envelope mala direta

Envelope mala direta

Muitas vezes um objeto que usamos no nosso dia a dia passa despercebido por nós. O envelope pode ser um deles. É um objeto usado quase todos os dias e, muitas vezes, não paramos para pensar de onde ele vem.

Sua utilização pode ser traçada a milhares de anos atrás, na antiga Babilônia. Naquela época o material usado para fazer o envelope, e a mensagem dentro dele, era a argila. Depois de pronta a mensagem era envolvida numa nova camada de argila, e tudo isso ia para o forno. Assim, para ler a mensagem era preciso quebrar a primeira camada de argila.

Durante o século XIX o papel já era utilizado como envelope, mas normalmente era usado pelos mais ricos e era um sinal de respeito. Os mais pobres apenas dobravam e selavam suas cartas. Hoje uma das aplicações desse item é como envelope mala direta.

Envelope mala direta: como fazer

Hoje em dia, além de proteger a carta, o envelope também tem a função de informar o remetente, destinatário, respectivos endereços e qualquer outro dado relevante. Por isso uma importante utilidade dele atualmente é na mala direta.

A mala direta é uma forma popular de divulgação e marketing usado pelas empresas. Ela é uma mensagem publicitária enviada a uma extensa lista de pessoas.

Como o objetivo é atingir um grande número de pessoas, a primeira coisa a se fazer é construir um banco de dados com a informações de pessoas a quem se deseja enviar a mensagem.

Com esse banco de dados em mãos é possível usar o Microsoft Word para facilitar o processo de confecção do envelope mala direta. Basta criar a mensagem a ser enviada e escolher a lista de destinatários, e utilizando as funções do software ele vai automatizar a impressão personalizada do envelope mala direta para cada destinatário.

Também é possível fazer isso online, por exemplo, o site dos Correios permite que se envie uma mala direta com alguns passos simples.

Envelope mala direta: vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • Grande número de pessoas atingidas;
  • A maior parte das pessoas abrem correspondências físicas;
  • É possível personalizar, mandando brindes ou descontos.

Desvantagens:

  • Muitas pessoas não abrem mala direta eletrônica, ou cai na caixa de spam;
  • Alto custo e pouco retorno;
  • O cliente pode considerar um incômodo.

Dadas as vantagens e desvantagens, cada empresa deve analisar seu modelo de negócios para decidir se o envelope mala direta é uma opção viável.